O que é a verdade?

0
89
“What Is Truth”, pintura de Al Young.

É chegado o tempo em que os fatos em si, a verdade como a ouvimos e a vemos na frente dos nossos olhos, é colocada no tribunal dos homens. Embora cada um de nós tenha as ferramentas necessárias para reconhecê-la, são poucos os que têm a coragem de testemunhá-la, de defendê-la, ou se preciso for, dar por ela a sua vida.

De fato, muitos de nós a negam, desavergonhadamente, uma, duas ou três vezes, afastando-nos assim do caminho da liberdade para nos subjugar a tiranos e demagogos, togados, déspotas iluminados e falsos profetas.

Todas as vezes que negamos a verdade em nome da aceitação coletiva, assassinamos a nós mesmos enquanto indivíduos feitos à imagem e semelhança do nosso Criador. Pode até ser que nossa subserviência nos sirva de algum modo, hoje, quando é conveniente viver simplesmente como parte medíocre e adestrada do rebanho, com nossas platitudes e distrações.

Mas chegará o dia em que desejaremos ter tido a coragem de simplesmente ter dito ‘não’, quando nos permitimos amarrar focinheiras em nossos rostos e nos privamos de expressar os mais básicos instintos humanos como um abraço, um beijo ou o sentir do ardor do sol sobre nossos corpos.

Quid est Veritas?

Participe da conversa

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui